GRAMADO-CANELA-FARROUPILHA
O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, a cidade desenvolveu uma ampla e qualificada infra-estrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três melhores destinos do Brasil. Hoje vislumbrado em meio aos outeiros serranos uma cidade bela e bem quista por todos, onde as belezas naturais apresentam florestas de araucárias, um refúgio a quem visita.
Farroupilha é considerada o “Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul”. O município de Farroupilha foi criado em 11 dezembro de 1934, com seu território sendo desmembrado dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro. Farroupilha conta com mais de 71 mil habitantes. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte. Farroupilha destaca-se pela economia diversificada, sendo a indústria a maior responsável pelo crescimento, na qual o setor metal mecânico é um dos expoentes, seguido pelo segmento de embalagens. Farroupilha também é conhecida por ser o “Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, Capital Nacional da Malha, Capital Nacional do Moscatel e Capital Nacional do Kiwi.
Principais atrações turísticas:
Salto Ventoso, Vinícola Perini, Santuário N S do Caravaggio, Parque dos Pinheiros, Cave Antiga, Parque da Imigração Italiana, Museu Casa de Pedra, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Museu Municipal Casal Moschetti
Localizada na Região das Hortênsias, Canela começou sua história em 1903, quando a região passou a ser dominada por imigrantes e colonizadores europeus, sobretudo de origem alemã e italiana. Seu nome vem de uma árvore que ficava na região central de onde hoje é a cidade. Em seu lugar, está a Praça João Corrêa. Era onde os tropeiros se encontravam durante suas longas jornadas. Gradualmente, a cidade se tornou destino de visitantes que buscavam um local fresco e próximo à natureza para passar o verão. Até que se tornou um dos destinos mais famosos até os dias atuais, como parte do circuito serrano. Brasileiros e visitantes de outros países vão em busca de suas vinícolas e gastronomia, uma adaptação muito bem-feita do que é encontrado no Brasil com as nuances europeias. Aliás, comer bem em Canela é sinônimo de sua história, pois a cidade abraçou suas origens com o toque exato da gastronomia alemã e a mão de ouro da cozinha italiana. Há, também, o artesanato local, baseado na confecção de couro, algo típico visto nas roupas e em peças ornamentais nas típicas casas gaúchas.